segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cuba: 17 dias / 3ª Parte: Viajando pelo interior

Depois de Trinidad, nosso destino era Santa Clara, que é onde Che Guevara está enterrado. Ele foi enterrado lá em 1997 (que foi o ano em que foram encontrados seus restos mortais) por causa de uma batalha que ele liderou e foi decisiva na derrubada de Batista. A cidade de Santa Clara é muito feia. O único atrativo, realmente, é o monumento dedicado ao Che, que é muito bonito e imponente. A viagem de Trinidad para Santa Clara foi meio tensa, por causa de um trecho de estrada simples e cheia de buracos que a gente pegou (foi a ÚNICA estrada ruim que a gente pegou na viagem). Na verdade, tinham falado para a gente (na locadora) que a estrada "regular" de Trinidad para Santa Clara ficava entre as montanhas e era perigosa. Acabamos pegando essa estrada secundária. E depois ainda ficamos sabendo que a outra nem era tão perigosa assim e era com pista dupla!! 
Estrada esburacada
Che Guevara
Eu e Thiago
Nós de novo!
Vista "lá de cima"

A gente nem ficou hospedado lá. Só fomos mesmo ao monumento e depois seguimos para Remédios, que é bem pertinho. Em Remédios eu tinha a indicação da Casa "La Paloma", que fica na praça central de Remédios. A casa era muito bonita e estava disponível. Ficamos por ali mesmo.

Meu quarto no "La Paloma", em Remédios. Lá em Cuba tem muitos móveis antigos nas casas, mas esse quarto era especialmente bonito
Centrinho de Remédios
Altar da Igreja, todo banhado a ouro.
Santa (não sei qual) com a bandeira de Cuba ao fundo
Meninos no bar, bebendo mojito
De Remédios, saímos rumo ao Cayo Santa Maria, que é tipo uma ilhota, localizada ao norte de Cuba. O mais interessante sobre o Cayo é a estrada para se chegar lá. A estrada se chama Pedraplen, tem 50 km de extensão e foi toda construída sobre o mar. É tipo uma estrada no meio do oceano. É lindo demais!!! Tem algumas outras "ilhotas" pelo caminho, como o Cayo Las Brujas, mas a gente acabou nem indo. Os acessos para o Cayo Santa Maria são todos por resorts. A gente entrou em um deles, e acabou "se infiltrando". Eu tinha lido na internet que, se você não se hospedar em um resort, precisa pagar uma taxa para acessar o Cayo. A gente nem viu guichê de taxa nenhuma, então simplesmente ficamos passeando pelo resort (que era enorme), até achar a praia.
Estrada para os Cayos

Thiago no Cayo Santa Maria

Cayo Santa Maria
Depois de visitar os Cayos, tínhamos duas opções: voltar para dormir em Remédios ou voltar rumo à Havana. Como Varadero ficava no meio do caminho, fomos direto para lá e passamos mais uma noite (dessa vez, em outro hotel). Ficamos mais um dia na praia e depois voltamos para Havana, porque tínhamos que devolver o carro, e era de lá que ia sair nosso vôo para o nosso próximo destino: Panamá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário