terça-feira, 29 de maio de 2012

Egito - Cairo (2º dia)

No segundo dia fomos em Sakkara, que é um sítio arqueológico que funcionava como necrópole (conjunto de sepultamentos) na antiga cidade de Memphis. É uma área bem grande, com bastante areia, que fica a uns 30 quilômetros ao sul de Cairo. Lá a gente pôde visitar o complexo funerário de  Djoser, rei da III dinastia egípcia, e sua Pirâmide de Degraus, idealizada pelo seu arquiteto e ministro Imhotep, que acabou ficando mais conhecido do que o próprio faraó.

Museu de Imhotep, dentro do complexo de Sakkara.

Mítila e a Pirâmide de Degraus



Em Sakkara

Depois de visitar Sakkara, fomos ao Museu a céu aberto de Memphis, onde vimos uma estátua do faraó Ramsés II deitada (de 10 metros de altura!) e uma (mini) esfinge da Hatshepsut, que foi uma rainha do Antigo Egito, além de outras estátuas e sarcófagos. Lá dentro tinha umas feirinhas vendendo souvenirs, mas nem vimos nada porque pretendíamos comprar as lembrancinhas no bazar Khan el Kalili, no último dia em Cairo. No Museu de Memphis nós e a mãe entramos no pior banheiro de toda a viagem (e ainda tivemos que dar moedas para a moça que ficava na entrada!). Ele era muito sujo e velho. Lá no Egito, em quase todos os banheiros, tem gente na porta pedindo moedas (acho que só não tinha no banheiro do Hotel). Era até meio incoveniente. A moça abria a torneira pra gente lavar as mãos, apertava o botãozinho do sabonete, pegava o papel toalha pra gente secar as mãos. No final a gente já tava até acostumada, mas não deixava de ser meio chato ....


Estátua de Ramsés II

Esfinge de Hatshepsut

O último passeio do dia foi em Dashur, onde vimos a Pirâmide Torta (que apesar de ter sido concluída às pressas, é considerada a primeira pirâmide adequada, por não ser de degraus) e a Pirâmide Vermelha, que tem esse nome pela cor avermelhada de sua superfície de granito. Quando fomos nesse local, não tinha ninguém, somente um guardião na entrada da Pirâmide Vermelha (onde é permitido entrar). Só quem teve coragem foi a Mítila, o Bruno (marido) e o Thiago (cunhado). Eles tiveram que subir pelas pedras até a entrada, onde tiveram que descer uma escadaria estreita de 65 metros até chegar ao centro, com três câmaras (salas), sendo que uma (acredita-se) tenha sido a câmara do enterro.

Pirâmide Torta

Pirâmide Vermelha

Entrada da Pirâmide Vermelha

Os três "corajosos" voltando do interior da Pirâmide Vermelha




Um comentário:

  1. Adorei o blog de vocês, vou recomendar a todos os meus amigos!!!!!Esta muito lindo....sucesso....

    ResponderExcluir